A trombose pode ser conceituada como a formação de um coágulo sanguíneo que bloqueia o fluxo de sangue em uma veia ou artéria. Este coágulo, conhecido como trombo, pode ocorrer em diferentes partes do corpo e levar a complicações graves, como o infarto e o AVC.
A trombose pode ser conceituada como a formação de um coágulo sanguíneo que bloqueia o fluxo de sangue em uma veia ou artéria. Este coágulo, conhecido como trombo, pode ocorrer em diferentes partes do corpo e levar a complicações graves, como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral).
Algumas pessoas têm uma tendência genética que favorece a coagulação excessiva do sangue, o que aumenta o risco de trombose.
A inatividade física pode provocar a estagnação do sangue nas veias, especialmente nas pernas, o que pode favorecer a formação de coágulos.
O excesso de peso faz com que o coração precise bombear mais sangue e, com isso, as veias ficam sobrecarregadas, o que pode causar trombose.
À medida que envelhecemos, nosso risco de desenvolver trombose aumenta, principalmente porque a flexibilidade das veias diminui.
O tabaco tem efeitos nocivos sobre os vasos sanguíneos e a coagulação do sangue, aumentando o risco de formação de trombos.
Existem vários tipos de trombose, cuja classificação depende, principalmente, do local onde o coágulo sanguíneo se forma. As mais comuns são a trombose venosa profunda (TVP), que ocorre nas veias profundas do corpo, especialmente nas pernas, e a trombose arterial, que se manifesta nas artérias e é a principal causa do infarto e do AVC.
Adotar um estilo de vida saudável é uma das melhores formas de prevenir a trombose. Isso inclui praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo de álcool e tabaco, manter-se no peso adequado e fazer exames médicos periódicos para controlar os níveis de colesterol e a pressão arterial.
O principal sintoma da trombose venosa profunda é a dor e o inchaço em uma das pernas. Também podem aparecer vermelhidão e calor na área afetada. Em muitos casos, a trombose não causa sintomas, o que torna o seu diagnóstico um desafio.
Sim, a trombose é uma condição tratável e a maior parte dos trombos se dissolve com o tempo. No entanto, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes para evitar complicações graves. Ele geralmente inclui medicamentos anticoagulantes que impedem a formação de novos coágulos e ajudam a desfazer os existentes.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.