Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

19/04/2024

Amigdalite: causas, autocuidados e tratamento

Amigdalite: causas, autocuidados e tratamento
Dica Sara Se você já está tomando algum remédio para o tratamento dessa condição, conte com a gente! Agende seus lembretes aqui e tenha acesso ilimitado para milhares de bulas digitais dos seus medicamentos sempre que precisar.
Artigo:

Amigdalite

Amigdalite é uma inflamação dos tecidos moles nas amígdalas, que são duas glândulas em forma de amêndoa localizadas na parte de trás da boca. As amígdalas são a primeira linha de defesa do corpo contra bactérias e vírus que entram pela boca. Portanto, quando essas bactérias e vírus se multiplicam, podem causar amigdalite.

Amigdalite pode afetar pessoas de todas as idades, mas é particularmente comum em crianças e adolescentes. Às vezes, a amigdalite pode levar a complicações sérias, como abscessos amigdalianos (coleção de pus na amígdala) ou apneia do sono (paradas recorrentes na respiração durante o sono).


Sintomas de amigdalite

Dores de garganta

Dificuldade ou dor ao engolir

Febre ou calafrios

Rouquidão ou perda de voz

Gânglios linfáticos inchados no pescoço

Manchas vermelhas ou brancas nas amígdalas ou na garganta

Dor de cabeça

Fadiga ou falta de energia

Náusea ou vômito

Tosse ou congestão nasal


Amigdalite bacteriana

Amigdalite bacteriana, muitas vezes causada por Streptococcus pyogenes, é um tipo comum de amigdalite. Se deixada sem tratamento, a amigdalite bacteriana pode levar a febre reumática, o que pode danificar o coração, ou glomerulonefrite, uma doença renal grave. A amigdalite bacteriana também pode causar um abscesso amigdaliano, uma complicação rara, mas séria.


Amigdalite viral

A amigdalite viral é outra forma comum de amigdalite, causada por uma variedade de vírus, incluindo o vírus da gripe, o vírus sincicial respiratório e o vírus Epstein-Barr. O vírus Epstein-Barr é um vírus comum que também causa mononucleose, que é muitas vezes chamada de "doença do beijo" porque é facilmente transmitida pela saliva. A amigdalite viral geralmente é menos grave do que a amigdalite bacteriana e geralmente se resolve sem tratamento.


Amigdalite aguda

A amigdalite aguda se refere a uma amigdalite que ocorre de repente e dura apenas um curto período de tempo. Geralmente, a amigdalite aguda é causada por uma infecção viral, mas também pode ser causada por uma infecção bacteriana. O tratamento pode variar dependendo da causa da amigdalite aguda.


Autocuidados para amigdalite

Além do tratamento médico, há várias coisas que você pode fazer para aliviar os sintomas e ajudar na recuperação. Descanse bastante, beba muitos líquidos e gargareje com água morna e sal. Tente comer alimentos macios ou sopas para não irritar ainda mais sua garganta. Evite contato próximo com outras pessoas até que você não seja mais contagioso, geralmente depois de ter feito antibióticos por 24 horas.


Tratamentos para amigdalite

O tratamento para amigdalite depende da causa. Se a amigdalite for causada por uma bactéria, seu médico provavelmente prescreverá antibióticos. É importante tomar todo o curso de antibióticos, mesmo que você comece a se sentir melhor, para garantir que a infecção seja totalmente erradicada. Se a amigdalite for causada por um vírus, os antibióticos não serão eficazes e seu médico pode recomendar repouso, hidratação adequada e medicamentos sem receita para aliviar a dor e a febre. Em alguns casos, se a amigdalite é recorrente ou causa problemas respiratórios ou de deglutição, a remoção cirúrgica das amígdalas (amigdalectomia) pode ser recomendada.


Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.


Você também pode se interessar por...

Voltar ao topo