Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

09/01/2024

Trombose: O que é, sintomas e tipos

Trombose: O que é, sintomas e tipos
Dica Sara Se você já está tomando algum remédio para o tratamento dessa condição, conte com a gente! Agende seus lembretes aqui e tenha acesso ilimitado para milhares de bulas digitais dos seus medicamentos sempre que precisar.
Artigo: Trombose

O que é trombose?

A trombose pode ser caracterizada como um distúrbio vascular que acontece quando um coágulo de sangue (trombo) se forma em um vaso sanguíneo, impedindo o fluxo normal de sangue. Esta condição pode acontecer em qualquer vaso sanguíneo, causando complicações graves como a embolia pulmonar e o acidente vascular cerebral (AVC).


O que causa trombose?

No geral, a trombose pode ser provocada por uma combinação de três fatores: lesões no revestimento interno de um vaso sanguíneo (endothelial injury), mudanças no fluxo do sangue (normalmente decorrentes de imobilização ou cirurgia) e a hipercoagulabilidade, condição na qual o sangue tem uma tendência aumentada a coagular.


Trombose: sintomas

Inchaço na perna ou no braço

Um inchaço súbito pode ser um sinal de trombose, principalmente se for acompanhado de dor, vermelhidão e sensação de calor na área afetada.

Dor

A dor associada à trombose pode se assemelhar a uma cãibra ou caroço muscular. Normalmente começa na panturrilha e pode ser constante ou apenas vir ao movimentar a perna.

Vermelhidão e sensação de calor

A presença de um coágulo de sangue pode causar vermelhidão e uma sensação de calor na região afetada.


Quais são os tipos de trombose?

Existem basicamente dois tipos de trombose, a venosa e a arterial. A trombose venosa ocorre nas veias, com destaque para as veias profundas das pernas (trombose venosa profunda - TVP). Já a trombose arterial ocorre nas artérias e pode ser bastante perigosa, pois pode ocasionar um infarto ou AVC.


Trombose: Tratamentos

Medicamentos

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos denominados anticoagulantes que diminuem a capacidade do sangue de coagular.

Cirurgia

Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o trombo ou colocar um filtro na veia principal do abdômen (veia cava) para evitar que coágulos que se soltem possam chegar aos pulmões.

Mudanças no estilo de vida

Adotar um estilo de vida saudável também pode ser útil para prevenir a trombose. Isso inclui praticar exercícios físicos regularmente, evitar o tabagismo e manter uma alimentação equilibrada.


Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.

Voltar ao topo