Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou TAG, é uma condição onde a pessoa sente ansiedade de forma excessiva e preocupações constantes com diversos assuntos do seu cotidiano, mesmo quando não há motivo ou acontecimento gatilho para tal.
Transtorno de Ansiedade Generalizada, ou TAG, é uma condição onde a pessoa sente ansiedade de forma excessiva e preocupações constantes com diversos assuntos do seu cotidiano, mesmo quando não há motivo ou acontecimento gatilho para tal. A pessoa se sente ansiosa na maior parte do tempo durante um período de pelo menos seis meses, podendo sentir diversos sintomas físicos e psicológicos. Isso ocorre mesmo que a pessoa não esteja lidando com uma situação estressante. O TAG pode acontecer em qualquer idade, mas as chances são maiores principalmente em pessoas entre 30 e 40 anos.
Pessoas com TAG costumam ter uma constante sensação de medo, insegurança ou sensação de que algo ruim vai acontecer. Também podem sentir-se irritadas, ter problemas de concentração, dificuldade em conseguir relaxar ou se sentir constantemente sobrecarregadas.
Os sintomas físicos podem envolver palpitações, dores de cabeça, sudorese, tremores, falta de ar, dores no estômago, enjoos, entre outros.
A resposta é sim, mas com ressalvas. O TAG tem tratamento e a pessoa pode alcançar um controle efetivo dos sintomas, sendo capaz de ter uma vida normal. Entretanto, o controle dos sintomas não significa exatamente cura, pois eles podem voltar se a pessoa parar o tratamento. Cada caso é um caso e só quem pode avaliar e orientar devidamente é o profissional de saúde mental, como o psiquiatra ou psicólogo.
Os tratamentos costumam envolver medicamentos e terapia psicológica. O uso de medicamentos pode ajudar a regular os sintomas enquanto a psicoterapia ajuda a pessoa a lidar melhor com seus sentimentos de ansiedade, medo e insegurança
Os medicamentos mais usados para tratar o Transtorno de Ansiedade generalizada são os inibidores seletivos de receptação de serotonina, os inibidores da receptação de serotonina e noradrenalina, as benzodiazepinas, os antidepressivos e ansiolíticos. É muito importante relembrar que cada pessoa responde de uma maneira a medicamentos e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Além disso, todos estes medicamentos possuem efeitos colaterais e não devem ser tomados sem orientação médica.
Algumas medidas podem ser adotadas no dia-a-dia que podem ajudar a reduzir os sintomas do TAG. Ter uma dieta equilibrada, garantir uma boa noite de sono, realizar exercícios físicos regulares e utilizar técnicas de relaxamento são algumas formas de autocuidado que podem ser inseridas no seu estilo de vida.
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.