Remédio para desmanchar pedra nos rins
O que causa pedra nos rins
A doença de pedras nos rins, conhecida como cálculo renal ou urolitíase, acontece quando minerais e sais se acumulam na urina e formam pequenas massas sólidas. Geralmente, isso acontece quando a urina contém mais dessas substâncias do que os líquidos na urina podem diluir.
Existem diversos tipos de pedras nos rins em função do tipo de cristalização que ocorre. O mais comum são os cálculos de cálcio, que geralmente ocorrem em forma de cálcio oxalato. Outros tipos incluem cálculos de estruvita, cálculos de ácido úrico e cálculos de cistina.
Como tratar pedra nos rins
O tratamento para pedras nos rins depende do tamanho e tipo da pedra, se você está experimentando qualquer sintoma, e a localização da pedra. Se a pedra é pequena e não está causando sintomas, o tratamento pode foi simplesmente beber muita água e tomar analgésicos para expelir a pedra naturalmente.
Para pedras maiores que causam sintomas significativos, pode ser necessária uma intervenção médica mais avançada. Isso pode incluir tratamentos como litotripsia extracorpórea por ondas de choque (onde ondas de choque são usadas para quebrar a pedra em pedaços menores que podem ser passados), ureteroscopia (onde um longo instrumento é usado para encontrar e remover ou quebrar a pedra), ou cirurgia percutânea (um procedimento minimamente invasivo que remove a pedra através de uma pequena incisão nas costas).
Autocuidados pedra nos rins
Além do tratamento médico, existem várias coisas que você pode fazer em casa para ajudar a gerenciar os sintomas de pedras nos rins e prevenir o desenvolvimento de novas pedras. Isso inclui beber muita água, reduzir o consumo de proteínas e sal, e tomar certos medicamentos como citrato de potássio para ajudar a prevenir a formação de pedras. Lembrando sempre que qualquer medicamento deve ser tomado sob a orientação de um médico.
Pedra nos rins sintomas
Os sintomas de pedras nos rins podem variar dependendo do tamanho e localização da pedra, mas geralmente incluem dor nas costas ou laterais do abdômen, sangue na urina (hematúria), necessidade frequente de urinar, dor ao urinar, náuseas e vômitos, e febre e calafrios se a pedra causar uma infecção.
Suco para expelir pedra nos rins
Existem algumas evidências que sugerem que certos tipos de sucos, como suco de limão ou suco de melancia, podem ajudar a prevenir ou tratar pedras nos rins. Eles contêm naturais substâncias que podem ajudar a quebrar as pedras e aumentar a quantidade de urina, ajudando a expelir as pedras. No entanto, mais pesquisas são necessárias e esses sucos não devem ser usados como substitutos para o tratamento médico.
Pedra nos rins pode matar?
Enquanto pedras nos rins são geralmente dolorosas, elas raramente são fatais. No entanto, em casos raros, eles podem causar complicações graves, como obstrução do trato urinário ou infecções graves, que podem ser potencialmente fatais se não tratadas. Portanto, é importante procurar atendimento médico se você acredita que pode ter pedras nos rins.
Alimentos que causam pedra nos rins
Existem certos alimentos e bebidas que podem aumentar o risco de desenvolver pedras nos rins. Isso inclui alimentos ricos em oxalato, como espinafre, ruibarbo, beterraba, nozes e chocolate; alimentos ricos em proteínas, especialmente proteínas animais como carne, frango e peixe; e alimentos ricos em sódio, como comidas prontas e processadas. Já em relação as bebidas, refrigerantes e outras bebidas açucaradas também podem aumentar o risco.
Pedra nos rins afeta o intestino?
Embora as pedras nos rins e os problemas intestinais sejam condições distintas, existe uma relação entre elas em alguns casos. Por exemplo, algumas condições que causam diarréia crônica podem aumentar a excreção de cálcio na urina, o que pode aumentar o risco de formação de pedras nos rins. Além disso, pessoas com intestino irritável podem sentir dor abdominal que pode ser facilmente confundida com pedras nos rins. Portanto, é importante fazer uma consulta médica para entender o diagnóstico correto.
Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote