Angioplastia é um procedimento que utiliza um pequeno dispositivo em forma de tubo, chamado stent, para restaurar o sangue para o coração por meio de um vaso sanguíneo que foi anteriormente bloqueado.
Angioplastia é um procedimento que utiliza um pequeno dispositivo em forma de tubo, chamado stent, para restaurar o sangue para o coração por meio de um vaso sanguíneo que foi anteriormente bloqueado. Este procedimento ajuda a prevenir ataques cardíacos. O stent serve para manter a artéria aberta e evitar uma obstrução futura.
Após o procedimento, você ficará em repouso total por um período de duas a seis horas. Você deve evitar movimentos súbitos, como virar-se ou tossir. Também deverá evitar forçar a região da virilha onde o cateter foi inserido.
A recuperação de uma angioplastia com stent pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, a maioria das pessoas pode voltar para suas atividades diárias normais dentro de uma semana.
Como qualquer procedimento médico, a Angioplastia com stent pode ter alguns efeitos colaterais. Isso pode incluir dor e inchaço no local da inserção, uma reação alérgica ao material de stent ou medicamentos usados, sangramento, infecção, irregularidades no ritmo cardíaco, entre outros.
Angioplastia é realizada por um médico especialista em um laboratório cateter. O procedimento começa com a inserção de um cateter em uma artéria na perna ou no braço e, em seguida, guiado através dos vasos sanguíneos para o bloqueio no coração. Uma vez no local, o médico infla um pequeno balão para abrir o bloqueio e restaurar o fluxo sanguíneo. O stent é então inserido e mantido lá permanentemente para evitar que a artéria se feche novamente.
A principal diferença entre a angioplastia e o cateterismo cardíaco é que a angioplastia é um procedimento terapêutico para abrir artérias bloqueadas, enquanto o cateterismo é um procedimento diagnóstico usado para detectar problemas cardíacos.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.