A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma degeneração progressiva e crônica das articulações do corpo. Trata-se da enfermidade articular mais comum no mundo, sendo caracterizada pela deterioração da cartilagem
A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma degeneração progressiva e crônica das articulações do corpo. Trata-se da enfermidade articular mais comum no mundo, sendo caracterizada pela deterioração da cartilagem que protege as extremidades dos ossos, o que pode resultar em dor, inchaço e, em casos avançados, dificuldade de movimento.
A artrose pode ser causada por uma série de fatores. Estes incluem o envelhecimento - dado que a capacidade do corpo para regenerar a cartilagem diminui com o tempo -, lesões anteriores nas articulações, excesso de peso, prática de esportes de alto impacto e até mesmo predisposição genética. Além disso, muitas vezes, não há uma única causa, mas uma combinação de fatores que leva ao desenvolvimento da artrose.
A dor é um dos sintomas mais comuns, que geralmente piora com a atividade física e alivia com o repouso.
O inchaço pode ocorrer na articulação afetada, especialmente após períodos de atividade prolongada.
Artrose avançada pode resultar em uma diminuição significativa da amplitude de movimento da articulação afetada.
Atualmente não existe cura para a artrose. No entanto, existem muitas formas de gerenciar a condição e de manter a qualidade de vida. O tratamento adequado pode aliviar a dor, melhorar a função e retardar a progressão da doença.
O tratamento da artrose é normalmente abordado de uma maneira multifacetada. Ele pode abranger alterações na atividade física, perda de peso, fisioterapia, utilização de medicamento e, em alguns casos, cirurgia.
Muitas pessoas confundem os termos artrose e artrite. Embora ambos se refiram a condições que afetam as articulações, são doenças diferentes. A artrose é uma degeneração progressiva e crônica, enquanto a artrite é uma designação genérica para inflamações nas articulações, podendo ser causada por diversas condições, como infecções e doenças autoimunes.
A fisioterapia, com exercícios específicos de fortalecimento, alongamento e melhoramento da mobilidade, é uma das formas de tratar a artrose, que ajuda a reduzir a dor e a aumentar a função da articulação. Medicamentos prescritos por um médico também podem ser utilizados para controlar a dor e o inchaço. Em casos de artrose grave, o médico pode sugerir a cirurgia para substituir a articulação danificada.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.