A doença de Kawasaki, também conhecida como síndrome de Kawasaki, é uma doença rara que afeta principalmente crianças pequenas. A doença provoca inflamação nas paredes de algumas artérias do corpo.
A doença de Kawasaki, também conhecida como síndrome de Kawasaki, é uma doença rara que afeta principalmente crianças pequenas. A doença provoca inflamação nas paredes de algumas artérias do corpo. Não se sabe o que causa a doença de Kawasaki, mas a resposta do corpo a um vírus ou bactéria pode desempenhar um papel.
A causa exata da doença de Kawasaki ainda é desconhecida. No entanto, acredita-se que pode ser desencadeada por uma resposta anormal do sistema imunológico a uma infecção. Deve ser esclarecido que a doença não é uma condição que possa ser transmitida de uma pessoa para outra. A doença é mais comum em crianças e é rara em adultos.
O tratamento para a doença de Kawasaki geralmente começa tão logo o diagnóstico seja realizado, para diminuir o risco de complicações. A imunoglobulina intravenosa (IGIV), uma proteína que ajuda o corpo a combater infecções, é geralmente administrada em altas doses para tratar a doença. Aspirina também pode ser usada para tratar a febre e inflamação, e para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos.
Não existe um teste específico para diagnosticar a doença de Kawasaki. O diagnóstico é geralmente feito baseado nos sintomas apresentados, no exame físico e nos resultados de vários exames de sangue e urina. Em alguns casos, um ecocardiograma pode ser realizado para verificar se há danos ao coração.
Ao contrário de muitas doenças que afetam crianças, a doença de Kawasaki não é transmitida de pessoa para pessoa. Não é uma doença contagiosa e os irmãos ou amigos de uma criança com a doença de Kawasaki não têm maior chance de contrair a doença.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.