Leucemia: o que é, tipos e sintomas
Leucemia é uma condição médica séria, mas entendê-la completamente ajuda no diagnóstico e tratamento. Este artigo tem como objetivo esclarecer suas dúvidas sobre a leucemia, sempre instigando que procuremos ajuda médica quando necessário.
Leucemia
A leucemia é um tipo de câncer que afeta o sangue e a medula óssea. Caracterizada pela produção de células anormais, a leucemia prejudica a habilidade do corpo lutar contra infecções e produzir células sanguíneas saudáveis. Existem vários tipos de leucemia, sendo que alguns são mais comuns em crianças, enquanto outros afetam mais os adultos.
Leucemia mieloide aguda
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo rápido de leucemia que começa na medula óssea (a parte macia do interior dos ossos, onde se formam as células sanguíneas) e muitas vezes se espalha rapidamente para o sangue. Ela pode também, espalhar-se para outras partes do corpo, incluindo os gânglios linfáticos, fígado, cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central).
Sintomas de leucemia
Fadiga e cansaço
Como resultado da falta de glóbulos vermelhos saudáveis, muitas pessoas com leucemia sofrem de anemia, que pode causar fadiga e cansaço.
Susceptibilidade a infecções
A leucemia compromete o sistema imunológico, tornando o paciente mais suscetível a infecções frequentes ou severas.
Perda de apetite e peso
A leucemia pode causar perda de apetite, acompanhada de perda de peso inexplicada.
O que causa leucemia?
Ainda não se sabe ao certo a causa da leucemia. No entanto, estudos sugerem que combinações de fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o seu desenvolvimento. Além disso, alguns tratamentos para câncer prévio, como quimioterapia e radioterapia, também podem aumentar as chances de desenvolver leucemia.
Tipos de leucemia
Há vários tipos de leucemia, cada um com características únicas e exigindo um plano de tratamento especifico. Os tipos principais de leucemia são: Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Leucemia Mieloide Crônica (LMC), Leucemia Linfocítica Aguda (LLA) e Leucemia Linfocítica Crônica (LLC).
Tratamentos para leucemia
Os tratamentos para leucemia variam dependendo do tipo e do estágio da doença, bem como da saúde geral do paciente. Os tratamentos comuns incluem quimioterapia, terapia biológica, terapia direcionada, transplante de células estaminais e radioterapia.
Anemia vira leucemia?
Não existe uma relação direta entre anemia e leucemia. Embora ambos os distúrbios afetem as células sanguíneas, anemia é uma condição na qual o sangue não tem quantidade suficiente de glóbulos vermelhos ou hemoglobina. Leucemia, por outro lado, é um tipo de câncer que começa nas células sanguíneas. Anemia pode ser um sintoma de leucemia, mas não é uma causa.
Leucemia tem cura?
A leucemia pode ser curada. O prognóstico de cada paciente depende de vários fatores, incluindo o tipo e estágio da doença, a idade do paciente e sua saúde geral. A cura geralmente envolve um ou mais tratamentos destinados a matar as células leucêmicas e permitir que a medula óssea comece a produzir células sanguíneas normais.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote