Logo da Sara
SEU BULÁRIO DIGITAL
Buscar
  • A Sara
  • Sobre a bula digital
  • Portal de notícias
Logo da Sara

Links

Bula Digital
Recall de Medicamentos
Mapa de Produtos
Mapa de Notícias

© Copyright 2023-2026 Sara | Todos os direitos reservados

  1. Início
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Sertralina: para que serve, como tomar e bula

Sertralina: para que serve, como tomar e bula

Sertralina é um medicamento normalmente prescrito para o tratamento de diversas condições psicológicas, incluindo depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), distúrbio do pânico, ansiedade social, transtorno de estresse pós-traumático e doença depressiva pré-menstrual.

Por Redação Sara
20/05/2025 Atualizado há 8 meses
Compartilhar por:
Sertralina: para que serve, como tomar e bula

Introdução à sertralina

Sertralina é um medicamento normalmente prescrito para o tratamento de diversas condições psicológicas, incluindo depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), distúrbio do pânico, ansiedade social, transtorno de estresse pós-traumático e doença depressiva pré-menstrual. Este artigo irá explorar mais a fundo os usos, efeitos e precauções a serem tomadas ao usar a sertralina em um tratamento.

Para que serve sertralina

A sertralina é usada para tratar uma gama de condições psicológicas. Ela ajuda na melhoria dos sintomas como perda de interesse em atividades diárias, necessidade de dormir excessivamente, mudanças no apetite, sensação de desvalor, dificuldades de concentração e sentimentos acentuados de inquitude. Ela pode também diminuir o medo, a ansiedade, os pensamentos indesejados e o número de ataques de pânico.

O que é sertralina

A sertralina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS). Ela aumenta a quantidade e o impacto da serotonina, uma substância natural no cérebro que ajuda a manter o equilíbrio mental.

Quem toma sertralina pode beber álcool?

Em geral, é aconselhável evitar o consumo de álcool enquanto se está tomando sertralina. O álcool pode amplificar alguns dos efeitos colaterais da sertralina, como a sonolência, e também pode aumentar os sentimentos de depressão ou ansiedade. Cada pessoa reage de maneira diferente, mas é sempre melhor consultar um profissional de saúde antes de misturar álcool e medicamentos.

Qual melhor horário para tomar sertralina

O melhor horário para tomar sertralina depende de quando os efeitos colaterais são menos incômodos para o paciente. Se a sonolência for um problema, é melhor tomar a sertralina à noite. No entanto, algumas pessoas podem achar que a sertralina as mantém acordadas, então para essas pessoas seria melhor tomar a sertralina pela manhã. A melhor opção é sempre a pessoa discutir com seu profissional de saúde o melhor horário para tomar a sertralina.

Como tomar sertralina

A sertralina é geralmente tomada uma vez por dia, com ou sem alimentos. A dose usual inicial para adultos é de 50 mg por dia, aumentada gradualmente se necessário. É muito importante tomar a sertralina conforme prescrito, mesmo se você se sentir melhor. Não pare de tomar a sertralina sem conversar primeiro com seu médico.

Quanto tempo a sertralina faz efeito

A sertralina pode começar a melhorar os sintomas em uma a duas semanas, mas pode levar até seis semanas para sentir o pleno efeito. É importante continuar tomando a sertralina mesmo se você se sentir melhor, a menos que seu médico lhe diga para parar.

Efeitos colaterais da sertralina

A sertralina pode causar efeitos colaterais. Alguns são mais comuns e podem desaparecer à medida que seu corpo se ajusta ao medicamento, como náuseas, tonturas, sono ou insônia, suor aumentado, boca seca, perda de apetite, cansaço. Outros, menos comuns, podem ser mais sérios e exigem atenção médica, como perda de interesse sexual, diminuição da libido, disfunção sexual, tremores, hemorragias inesperadas e pensamentos suicidas em casos extremos. É importante que qualquer efeito colateral seja reportado ao médico responsável.

Bula do Sertralina

Antes de qualquer coisa, é importante que você siga as recomendações médicas, leia a bula Sertralina e, se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara. Para mais informações sobre esse e outros medicamentos, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura. Lembre-se sempre: consulte o médico antes de iniciar qualquer tratamento.


Notícias recentes

Veja mais sobre: Saúde

Veja mais sobre: Saúde
Saúde

Comorbidades: como a presença de algumas doenças interfere no seu dia a dia

Saiba o que são comorbidades, veja a lista das doenças mais comuns e como a presença de múltiplas condições impacta a saúde e o tratamento médico.

27 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Dor pélvica: o que pode estar por trás desse desconforto e quando investigar

A dor pélvica pode ter muitas causas. Veja os principais motivos em homens e mulheres, sintomas associados e quando você deve procurar um especialista.

26 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Infertilidade: quando engravidar não acontece e quais caminhos existem

Entenda o que é a infertilidade, suas principais causas em homens e mulheres, como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos mais indicados.

23 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Distúrbios do sono: como identificar os sinais e melhorar sua qualidade de vida

Entenda o que são os distúrbios do sono, como insônia e apneia. Conheça os principais sintomas, as causas mais comuns e as opções de tratamento disponíveis.

21 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Mais recentes
Saúde

Comorbidades: como a presença de algumas doenças interfere no seu dia a dia

27 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Dor pélvica: o que pode estar por trás desse desconforto e quando investigar

26 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Infertilidade: quando engravidar não acontece e quais caminhos existem

23 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Bem-estar

Mau hálito: como identificar as causas e os passos para uma boca saudável

22 de janeiro de 2026, por Redação Sara
Saúde

Distúrbios do sono: como identificar os sinais e melhorar sua qualidade de vida

21 de janeiro de 2026, por Redação Sara