Colostomia: o que é, para que serve e tipos
Neste artigo, falaremos sobre um assunto bastante importante para os pacientes e profissionais da saúde: a colostomia. Trata-se de um procedimento cirúrgico efetuado no intestino grosso que, apesar de complexo, é capaz de melhorar significativamente a qualidade de vida da pessoa quando necessária.
O que é colostomia?
A colostomia é uma intervenção cirúrgica que consiste na criação de uma abertura no abdômen, chamada de estoma, permitindo a saída de fezes e gases do organismo. Esse procedimento, realizado no intestino grosso ou cólon, é geralmente indicado em casos onde haja a necessidade de desviar o trânsito fecal, seja por doenças, bloqueios, ferimentos, entre outros motivos.
Colostomia: para que serve?
A colostomia pode ser realizada por várias razões, dependendo do problema de saúde do indivíduo. É comum em casos de câncer de cólon ou do reto, doenças inflamatórias intestinais, complicações de diverticulite e até mesmo em traumas ou ferimentos graves na região abdominal. Sua principal função é permitir que o organismo elimine as fezes e os gases, mesmo quando o intestino não está funcionando corretamente.
Tipos de bolsa de colostomia
Bolsa de uma peça:
É uma bolsa onde o disco de fixação ao estoma e o saco de coleta das fezes são um único componente. Pode ser drenável, para esvaziar as fezes e reutilizar a bolsa, ou fechada, onde a bolsa é descartável após cada uso.
Bolsa de duas peças:
É composta por uma placa de fixação ao estoma que pode ser deixada por vários dias no paciente e uma bolsa coletora descartável que é acoplada a esta placa.
Bolsa de colostomia: como limpar?
A limpeza da bolsa de colostomia é muito importante e deve ser feita conforme as instruções do fabricante e as orientações dos profissionais de saúde. Na maioria dos casos, a limpeza é realizada esvaziando a bolsa quando está 1/3 cheia e lavando-a adequadamente com água e sabão neutro. Lembrando também da importância da correta higienização das mãos antes e após o manejo da bolsa de colostomia.
Bolsa de colostomia é para sempre?
A necessidade de uso da bolsa de colostomia pode ser temporária ou permanente, dependendo do motivo que indicou a realização da cirurgia. Em alguns casos, após a recuperação do tecido intestinal, é possível realizar uma nova cirurgia para reverter a colostomia, restabelecendo o trânsito intestinal normal. Porém, ainda que a colostomia seja definitiva, com os cuidados apropriados e o apoio de profissionais especializados, é possível manter uma boa qualidade de vida.
Cirurgia de colostomia
A cirurgia de colostomia geralmente é realizada sob anestesia geral, e o procedimento varia conforme o caso do paciente. O cirurgião cria o estoma desviando a parte superior do intestino através de uma incisão na parede abdominal. Após a cirurgia, sua equipe médica lhe dará instruções detalhadas sobre como cuidar de sua bolsa de colostomia e do estoma.
Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote