A Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS), conhecida aqui no Brasil como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma condição séria que afeta o sistema imunológico de uma pessoa.
A Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS), conhecida aqui no Brasil como Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma condição séria que afeta o sistema imunológico de uma pessoa. Ela é causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que danifica as células imunológicas e enfraquece a capacidade do corpo para combater doenças e infecções.
A AIDS foi identificada pela primeira vez no início dos anos 1980, quando uma série de casos de pneumonia e câncer de pele raro (sarcoma de Kaposi) foram reportados entre homens homossexuais nos Estados Unidos. Pesquisas posteriores identificaram o HIV como a causa da AIDS. Acredita-se que o vírus tenha se originado a partir do contato sangrento com primatas na África Central na primeira metade do século XX.
HIV é o vírus que causa a AIDS. Uma pessoa pode ter o HIV sem desenvolver AIDS, mas não pode ter AIDS sem primeiro estar infectada pelo HIV. O HIV causa danos ao sistema imunológico ao longo do tempo, e se não for tratado, pode levar à AIDS. A AIDS é o estágio final da infecção pelo HIV, definido por uma contagem de células CD4 abaixo de 200 ou pela presença de certas doenças oportunistas.
A sigla AIDS vem do inglês "Acquired Immunodeficiency Syndrome" que traduzido para o português significa "Síndrome da Imunodeficiência Adquirida". "Adquirida" se refere ao fato de que a doença não é hereditária, isto é, ela é contraída de alguma forma. "Imunodeficiência" descreve a condição em que o sistema imunológico está enfraquecido. "Síndrome" é um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma doença.
A AIDS interfere na capacidade do corpo de combater infecções e doenças. O vírus ataca um tipo específico de células do sistema imunológico (chamadas células CD4 ou células T) que coordena a resposta do corpo à infecção. A medida em que o vírus se reproduz, ele danifica ou destrói essas células, enfraquecendo o sistema imunológico.
Diversos sintomas podem sugerir que uma pessoa desenvolveu AIDS. Entre os mais comuns, estão:
A melhor maneira de prevenir a infecção pelo HIV é evitar comportamentos que colocam você em risco, como compartilhar seringas e ter relações sexuais sem proteção. Você pode também considerar a PrEP (profilaxia pré-exposição), que é um medicamento diário tomado por pessoas que não têm o HIV para prevenir que contraia o vírus.
AIDS é uma doença crônica e atualmente não há cura, mas ela pode ser controlada com o tratamento adequado. O tratamento para AIDS envolve medicamentos que retardam o curso da doença (conhecidos como terapia antirretroviral ou TARV). Estes medicamentos reduzem a quantidade de vírus no corpo, mantendo-o em níveis baixos e ajudando o sistema imunológico a se recuperar e fortalecer.
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento.