Notícias
Mulher segurando uma cartela de remédio
icone calendario 

29/04/2024

Estômago alto: o que é, causas e como diminuir!

Estômago alto: o que é, causas e como diminuir!

O que é estômago alto?

No mundo da saúde e fitness, o termo "estômago alto" é frequentemente utilizado para descrever uma condição onde o abdômen parece estendido ou inchado, dando a impressão de que o estômago está posicionado mais alto do que o normal. Embora não seja tecnicamente uma doença ou condição médica, o estômago alto pode ser um sintoma de várias outras condições, como obesidade, má postura, excesso de gases, constipação, acúmulo de gordura visceral e, em alguns casos, até mesmo gravidez.


Como diminuir estômago alto?

Diminuir o estômago alto envolve uma combinação de mudanças na dieta, exercícios físicos e melhorias na postura. Comer uma dieta rica em fibras, beber muita água e evitar alimentos que causam inchaço pode ajudar a reduzir o inchaço e a aparência de um estômago alto. Exercícios abdominais e de fortalecimento do core, junto com exercícios de postura, também podem ajudar a tonificar os músculos do abdômen, levando a uma aparência mais achatada. No entanto, se o estômago alto é causado por um acúmulo de gordura visceral, pode ser necessário um plano de perda de peso mais abrangente para reduzi-lo.


Estômago alto e inchado

O inchaço do estômago, também conhecido como distensão abdominal, é frequentemente a principal causa de um estômago alto. O inchaço pode ser causado por uma série de fatores, incluindo o consumo de certos alimentos e bebidas, excesso de gases, constipação, síndrome do intestino irritável, entre outros. Reduzir o inchaço pode, muitas vezes, levar a uma redução na aparência do estômago alto.


Recomendações para reduzir inchaço:

  • Evite alimentos e bebidas que causam gases, como feijões, repolho, bebidas carbonatadas e gomas de mascar.

  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

  • Beber bastante água e manter-se hidratado.

  • Evite comer refeições pesadas e pouco antes de dormir.

  • Pratique regularmente exercícios para ajudar a regular o sistema digestivo.


Exercício para estômago alto

Existem vários exercícios que podem ajudar a fortalecer os músculos abdominais e reduzir a aparência de um estômago alto. Estes incluem pranchas, abdominais, super-homem, exercícios de ioga e pilates. Ao fortalecer seus músculos abdominais e melhorar sua postura, você pode ajudar a minimizar a aparência de um estômago alto.


Estômago alto na gravidez

Durante a gravidez, é normal que o estômago suba mais alto enquanto o útero cresce e empurra o abdômen. Isso geralmente ocorre no segundo trimestre da gravidez. No entanto, se você estiver grávida e tiver algum desconforto ou dor associada a um estômago alto, ou se tiver qualquer preocupação, você deve consultar um profissional de saúde.


O que causa estômago alto?

Existem várias causas potenciais de um estômago alto, incluindo obesidade, excesso de gases, constipação, acúmulo de gordura visceral, gravidez, certos medicamentos e condições de saúde, má postura e alguns tipos de cirurgia abdominal. Se você está preocupado com sua aparência de ter um estômago alto e não tem certeza do que pode estar causando isso, é importante consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado e orientações sobre como tratar e gerenciar a condição.


Ainda tenho dúvidas, o que devo fazer?

É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o seu caso, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento.

Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar sua saúde de maneira eficaz e segura.

Cuide-se! Já pensou em ter acesso a milhares de conteúdos sobre qualidade de vida, bulas digitais e ainda garantir uma ajudinha para lembrar de tomar seus remédios na hora certa? Faça parte da plataforma Sara e acompanhe todas as notícias sobre o universo da saúde e medicamentos, sempre que precisar.

Você também pode se interessar por...

Voltar ao topo