Fluralaner: Para que serve e como usar
Fluralaner: Para que serve?
O fluralaner é um antiparasitário eficaz bastante comum em formulações de medicamentos usados para proteger cães e gatos de pulgas e carrapatos. Integra o grupo conhecido como isoxazolinas, caracterizado por sua potente ação parasiticida. Em geral, produtos que contêm fluralaner atuam no sistema nervoso central dos parasitas, levando à sua paralisia e morte. Trata-se de um aliado poderoso no cuidado contínuo da saúde dos animais de estimação.
Fluralaner: Como usar?
A administração do fluralaner varia de acordo com o medicamento que o contém. Em linhas gerais, o uso é bastante simples, por via oral ou aplicação tópica. Sempre siga as orientações do veterinário responsável e a dosagem indicada na embalagem do medicamento.
Via oral:
Em comprimidos, a administração é por via oral e deve ser dada com o alimento ou logo após a refeição do pet, para garantir a máxima eficácia do produto. Algumas marcas oferecem comprimidos mastigáveis e com sabor, facilitando a aceitação pelo animal.
Aplicação tópica:
Na formulação tópica, o medicamento deve ser aplicado diretamente na pele do animal, sem esfregar ou massagear, prefencialmente nas regiões de difícil acesso para eles lamberem, como a nuca ou costas. É importante evitar banhos ou contato do animal com água por até 48 horas após a aplicação.
Fluralaner: Precauções
Como todo medicamento, o fluralaner deve ser usado com algumas cautelas. Nunca administre sem a orientação de um veterinário. Apesar de raro, podem ocorrer reações alérgicas ao produto. Mantenha fora do alcance das crianças e evite o contato com os olhos do animal. No caso de gestação ou lactação do pet, consulte o veterinário para um uso mais seguro do medicamento.
Fluralaner: Contraindicações
O fluralaner não deve ser administrado a animais com histórico de hipersensibilidade à substância. Também não se recomenda o uso em cães menores de oito semanas de idade e/ou com peso inferior a 2 kg, ou em gatos menores de 11 semanas de idade e/ou com peso inferior a 1,2 kg.
Fluralaner: Efeitos colaterais
Em alguns casos, o fluralaner pode causar efeitos colaterais como diarreia, vômito, falta de apetite, letargia, salivação excessiva, dentre outros. A maioria desses sintomas é leve e auto-limitante, mas se persistirem ou piorarem, consulte um médico veterinário imediatamente.
Afinal, ainda tenho dúvidas. O que devo fazer?
É fundamental que você procure ajuda médica para esclarecer todas as suas dúvidas e entender melhor o caso do seu pet, garantindo as orientações de saúde corretas em um possível tratamento com o fluralaner.
Se você já estiver em processo de tratamento e quiser mais informações sobre medicamentos e bulas, não hesite em chegar até nós. Estamos aqui para ajudar e oferecer o melhor serviço possível para você administrar a saúde do seu pet de maneira eficaz e segura.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote