Doença Celíaca: o que é, causas e sintomas
Ola! Tudo bem com você? Hoje vamos falar sobre um assunto que traz dúvidas e pode ser confuso para várias pessoas: a Doença Celíaca. Vamos explicar um pouquinho sobre o que é, quais são os seus sintomas, como ela é detectada, suas causas e, claro, qual a diferença dela para a intolerância ao glúten. Tenha em mente que essa é uma conversa amigável e informativa, mas sempre consulte um médico se tiver sintomas relacionados. Então, vamos começar!
Doença Celíaca
A doença celíaca é uma enfermidade autoimune que afeta o intestino delgado provocando uma inflamação em seu revestimento sempre que o glúten - uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada – é consumido. Estima-se que a doença celíaca afete 1 em cada 100 pessoas no mundo todo. Apesar de ser mais comum quando é hereditária, não é uma doença transmissível.
Doença Celíaca Sintomas
1. Dor e inchaço abdominal
O consumo de alimentos com glúten pode causar uma série de desconfortos gastrointestinais, incluindo dor e inchaço. Isso ocorre devido à reação do sistema imunológico que inflama o intestino.
2. Diarreia e constipação
O mau funcionamento do intestino é um dos grandes indicativos da doença celíaca. Muitos pacientes alternam entre episódios de diarreia e constipação.
3. Fadiga e fraqueza
Como a inflamação impede a adequada absorção de nutrientes, o indivíduo pode se sentir constantemente cansado e fraco.
4. Perda de peso
A má absorção de nutrientes pode também levar à perda de peso inesperada.
Qual exame detecta doença celíaca?
Existem vários exames que podem ajudar no diagnóstico da doença celíaca. Os mais comuns são os exames de sangue que detectam a presença dos anticorpos típicos da doença. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma biópsia do intestino para confirmar o diagnóstico.
O que causa a doença celíaca?
A doença celíaca é causada por uma reação imunológica ao glúten. Este é o fator desencadeante, mas a doença é hereditária. Isso significa que se um dos pais tem a doença, a probabilidade dos filhos a desenvolverem é maior. No entanto, recorde-se que não é uma doença contagiosa ou transmissível.
Qual a diferença entre doença celíaca e intolerância ao glúten?
Ambas as condições estão relacionadas ao glúten, mas são fundamentalmente diferentes. A doença celíaca é uma doença autoimune com danos potencialmente graves ao intestino delgado. A intolerância ao glúten é uma reação digestiva ao glúten que não causa dano ao intestino delgado. Os sintomas podem ser semelhantes, mas o tratamento e as complicações a longo prazo são diferentes.
A doença celíaca é transmissível ou não transmissível?
Muitas pessoas se perguntam se a doença celíaca pode ser transmitida de pessoa para pessoa, mas a resposta é não. A doença celíaca é uma condição genética, o que significa que é hereditária. Portanto, a única maneira de “pegar” a doença celíaca é herdar a predisposição genética de um ou ambos os pais.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote