Sífilis tem cura? Sintomas, tratamentos e mais!
Sífilis
A sífilis é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum. É considerada uma das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais antigas, e pode ser transmitida tanto por meio de relações sexuais sem proteção, quanto da mãe para o feto durante a gravidez.
Esta doença se manifesta em diferentes estágios, e cada um apresenta sintomas específicos. É possível conviver com a sífilis sem notar, uma vez que os sintomas podem demorar a aparecer. No entanto, se não for tratada, a doença pode causar sérias complicações de saúde.
Sintomas de sífilis
Os sintomas da sífilis se manifestam em três estágios: sífilis primária, secundária e terciária. No entanto, alguns indivíduos podem ter uma fase latente, na qual a doença não apresenta nenhuma sintoma.
Sífilis primária
Esta é a primeira fase da doença. O principal sintoma é a presença de uma ferida, geralmente indolor, nos genitais, reto ou boca. Esta ferida é um cancro duro e não causa dor, o que pode facilitar a sua propagação sem o indivíduo perceber.
Sífilis secundária
Nesta segunda fase, os sintomas se assemelham aos da gripe, como febre, dor de garganta, dor de cabeça e mal estar. Além disso, manchas vermelhas geralmente aparecem na pele e membranas mucosas. Uma erupção cutânea em todo o corpo também é comum.
Sífilis terciária
Neste estágio, a sífilis pode causar graves complicações em vários órgãos do corpo, como cérebro, coração, fígado, ossos e articulações. Pode ocorrer de 10 a 30 anos após a infecção inicial e requer tratamento imediato para evitar danos permanentes.
Sífilis tem cura?
Sim, a sífilis tem cura. É tratada principalmente com antibióticos, como a penicilina. É importante que o tratamento seja concluído de acordo com a orientação do profissional de saúde, mesmo se os sintomas desaparecerem, para garantir a eliminação completa da bactéria e evitar complicações futuras.
Sífilis congênita
A sífilis congênita ocorre quando a mãe infectada transmite a bactéria para o feto durante a gravidez. Se não for tratada, pode causar sérias complicações, como aborto, parto prematuro, baixo peso ao nascer, deformidades e morte após o nascimento.
Medicamento para sífilis
O tratamento da sífilis é efetuado com antibióticos. A penicilina G benzatina é a mais usada, uma vez que é capaz de combater todas as fases da doença. A dose e o tempo de tratamento vão depender do estágio da doença e dos sintomas apresentados pelo paciente.
Tratamentos para sífilis
O tratamento para sífilis deve ser indicado por um médico ou profissional de saúde. Este vai determinar a dose de medicamento e o tempo de tratamento adequado para cada paciente. É importante ressaltar que mesmo após o desaparecimento dos sintomas, o tratamento deverá ser concluído para garantir a cura da doença.
Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?
Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.
Você também pode se interessar por...
Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp
Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar LoteInforme o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.
Informar Lote