Notícias
Botão para compartilhar bula
Ícone de coração
imagem de PARACETAMOL

Esclerose múltipla: sintomas, causas e tratamento

Esclerose múltipla: sintomas, causas e tratamento
Dica Sara Se você já está tomando algum remédio para o tratamento dessa condição, conte com a gente! Agende seus lembretes aqui e tenha acesso ilimitado para milhares de bulas digitais dos seus medicamentos sempre que precisar.

Esclerose Múltipla (EM), uma doença crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central, tem uma grande variedade de sintomas e causas potenciais. Na maior parte dos casos, há tratamentos disponíveis, embora não exista cura para a doença. Neste artigo, vamos explorar a EM, seus sintomas, causas, diagnóstico, a gravidade da doença, se tem cura, os autocuidados e tratamentos disponíveis, e como buscar ajuda adicional se necessário.


Esclerose Múltipla

A EM é uma doença imunológica onde o sistema imunológico ataca a própria mielina do corpo - um tipo de gordura que envolve e protege as fibras nervosas no sistema nervoso central. Isto interrompe o fluxo de informações dentro do cérebro, e entre o cérebro e o corpo.


Sintomas da Esclerose Múltipla

Dificuldade para caminhar

Fadiga

Dor e espasmos

Dificuldades de equilíbrio e coordenação

Problemas intestinais e da bexiga

Dificuldade para pensar e lembrar

Mudanças de humor


Quais são as causas da Esclerose Múltipla

Feita muita pesquisa nessa área, mas a causa exata da EM ainda é desconhecida. Acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais podem ser um gatilho para a doença.


Esclerose Múltipla Diagnóstico

O diagnóstico de EM é baseado em uma variedade de exames e testes, incluindo o histórico médico do paciente, exames físicos, exames de ressonância magnética e outros testes laboratoriais.


Esclerose Múltipla é grave?

A EM é uma doença crônica, o que significa que é uma condição de longo prazo e progressiva. As pessoas com EM têm vida quase igual à média da população, mas a doença pode causar sérias limitações ao longo do tempo.


Esclerose Múltipla tem cura?

Não existe cura para a EM, mas a doença pode ser gerenciada com sucesso usando vários tratamentos, incluindo medicamentos e terapias de reabilitação.


Autocuidados para Esclerose Múltipla

Exercício físico regular

Coerência alimentar saudável

Descanso adequado

Evitar o estresse

Manter uma atitude positiva


Tratamentos para Esclerose Múltipla

Existem muitos medicamentos atualmente disponíveis que podem ajudar a gerenciar os sintomas da EM e desacelerar a progressão da doença. Os tratamentos mais comuns incluem medicamentos, fisioterapia, terapias de fala e ocupacionais, e cuidados de enfermagem.


Ainda preciso de ajuda, o que posso fazer?

Lembre-se da importância de procurar ajuda médica caso os sintomas persistam e seguir as orientações corretas para o tratamento. Se quiser mais facilidade ainda, agende seus lembretes com a gente aqui na Sara.


Você também pode se interessar por...

icone de lembretes de remédioLembretes

Otimize sua rotina de saúde! Crie lembretes e receba alertas dos seus medicamentos pelo WhatsApp

icone do whatsapp Criar Lembrete
icone de notificação de recallRecall de Medicamentos

Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.

Informar Lote
icone de notificação de recallRecall de Medicamentos

Informe o lote do seu medicamento, e seja avisado caso haja algum problema com esse lote que possa trazer riscos à sua saúde e segurança.

Informar Lote
Fale com o SAC

Temos um time de farmacêuticos à disposição para lhe atender e realizar qualquer esclarecimento quanto aos nossos medicamentos.

Atendimento de segunda à sexta das 9:00 às 17:00.

Para entrar em contato:

Telefone: 0800 0191914

E-mail: sac@ncfarma.com.br

Ícone de seta para cimaVoltar ao topo